quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Refazer demarcação na divisa dos municipios de Jaguaré e são Mateus



INDICAÇÃO Nº.      /2013


 À MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARÉ-ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA, VEREADOR, no uso de suas atribuições legais e consubstanciado no Art. 62 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Jaguaré-ES, vem, respeitosamente, indicar ao Poder Executivo a tomada de procedimentos legais e necessários para a execução do que segue abaixo, requerendo, desde já, seja a presente submetida ao Douto Plenário para conhecimento e votação: 


      I- Tomar providencia junto ao prefeito de são Mateus, quanto à dermacação da divisa territorial entre os municípios de são Mateus e Jaguaré, uma vez que as comunidades como Córrego de areia, comunidade do Valiate, Rio do sul e outras comunidades de divisa ficam sempre em duvida a que município pertencem tais regiões;

JUSTIFICATIVA:

A indicação ora apresentada visa tão somente sanar os problemas relativo as constantes duvidas entre os moradores da divisa dos municípios de São Mateus e Jaguaré, hoje está bastante evidente esta discussão e muitos comentários que as comunidades supra citadas pertencerão a São Mateus, sugiro então ao executivo municipal que envolva estas  comunidades e autoridades competentes para debater o assunto e sanar de vez com este que está se tornando um problema não só para os moradores daquela região como para todos os munícipes.

Por todo exposto espero a apreciação com urgência pelo executivo municipal.


Sala das sessões, Jaguaré-ES,



ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA
Vereador

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jaguaré lidera produção nacional de café Conilon



Café Conilon
O município de Jaguaré é o maior produtor de café Conilon do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo possui ainda outras cidades com produções agropecuárias destacadas entre os 5.561 municípios brasileiros.
No cultivo do café Conilon, dos 25 municípios maiores produtores no País, 22 são capixabas.
Jaguaré, encabeça a lista nacional, seguido de perto por Vila Valério e, na sequência, estão os municípios de Sooretama, Linhares e Rio Bananal. Possuímos o menor e melhor resumo do quando natural brasileiro, o que permite a  condução comercial de muitas atividades agropecuárias.

Essa realidade é importante aliada na diversificação agrícola, principalmente para a cultura do café. Somando isso à capacidade empreendedora dos nossos agricultores e aos investimentos existentes no Estado para alavancar o setor, alcançamos ao longo dos anos posição de referência em muitas atividades, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergólio.

Ainda, na cultura do mamão, Linhares aparece em 4º lugar, Sooretamaem 10º e Jaguaré 22º lugar. Estes municípios capixabas estão entre os maiores produtores da fruta no Brasil. O levantamento do IBGE apresenta ainda destaques para municípios capixabas nas produções de cacau (Linhares 12º) e maracujá (Jaguaré 13º)

Fonte: Jornal correio do estado

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estudante de Jaguaré é selecionado para fazer intercâmbio nos Estados Unidos

O estudante João Marcos Preato Deolindo, 18 anos, do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em São Mateus, foi selecionado no Programa Jovens Embaixadores para uma viagem de três semanas aos Estados Unidos. Ele mora em Água Limpa, em Jaguaré, Norte do Estado. O intercâmbio é oferecido anualmente pela Embaixada dos EUA para alunos brasileiros da rede pública.  A viagem de 2014 será de 10 de janeiro a 2 de fevereiro.
 
 Destas três semanas, uma delas ele vai passar em Washington DC, onde conhecerá Casa Branca, Capitólio e demais pontos turístico da cidade. As demais semanas em outro estado norte-americano. Alguns dos pré-requisitos para se tornar um jovem embaixador são estudar na rede pública de ensino, ter um bom nível de conhecimento da língua inglesa e fazer um trabalho voluntário. Segundo informações da Embaixada americana, cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os estados participaram da seleção. A conquista da vaga foi fruto de muita dedicação, conta João Marcos. Ele ficou sabendo do programa no mês de maio, por meio de uma colega, e decidiu se inscrever. Porém, teve que correr atrás para aprender Inglês.
 
"Toda a seleção é feita em Inglês e eu não sabia como ia fazer para ter a fluência necessária para passar. Então, conversei com minha professora de Inglês do Ifes e ela me ajudou a viabilizar uma bolsa em um cursinho. Passei a estudar umas sete horas por dia", relata. 
Para ajudar na preparação, ele também procurou ter contato com os jovens embaixadores do ano passado e pediu ajuda dos amigos para aperfeiçoar o Inglês. Ao saber do resultado final do programa, divulgado na última quarta-feira (30), ele disse ter ficado muito surpreso e feliz. "Estava na escola, fazendo um trabalho, e fiquei sabendo que seria anunciado em um programa de rádio, mas o programa acabou e não veio o anúncio. Desconectei a rádio que estava ouvindo on-line e achei que fosse ser adiado. Mas logo depois uma amiga me ligou e deu a notícia. Foi uma gritaria no laboratório. Eu estava com mais colegas e saímos correndo pela escola para contar para todo mundo. Meus pais também ficaram muito felizes. Minha mãe estava rezando um terço na hora que avisei ", relatou.
 
Ele afirmou que tentou passar segurança durante a entrevista. “Fui muito verdadeiro e consegui mostrar através das respostas que estava capacitado para concorrer à vaga. Se fosse fazer um intercâmbio com investimento do próprio bolso seria muito caro e difícil”, completou. João Marcos acredita que os maiores desafios vão ser o clima, já que vai chegar ao país norte-americano em pleno inverno, e o idioma. O estudante contou que participa ativamente do grupo de jovens da Igreja Católica de sua comunidade. “Desde criança, faço parte do coral e, logo cedo, comecei a atuar nas missões populares. Trabalhamos com jovens usuários de drogas para conscientizar e mostrar o valor que eles têm. Também sou catequista. Fazemos visitas aos doentes e prestamos assistência à comunidade”, completou.
 
Fonte: www.smnoticias.com.br
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Foi aprovado por 11 votos favoráveis, projeto de Lei que cria o Distrito de Palmito

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei visa atender os munícipes que residem e cobram diariamente o reconhecimento da comunidade como distrito. Há poucos dias foi feito uma reunião com a gerente dos correios e telégrafos de Jaguaré em Barra Seca, a mesma adiantou que a ECT só atende por distrito e que seria impossível instalar um posto da ECT  na Comunidade, devido ser distrito de Barra Seca, lembrando que hoje o distrito de Barra Seca atinge a quantidade mínima apenas com Barra Seca e água Limpa juntas, deste modo, necessária é a aprovação deste Projeto de Lei para a criação do Distrito de Palmito, pois visa atender as grandes demandas daquela Comunidade, que por seu tamanho territorial e populacional já fazem jus a ser elevada a categoria de distrito.

A Lei Orgânica do Município conforme Art. 188 diz que o processo de criação de Distritos é iniciado através de abaixo-assinado dos moradores, devidamente qualificados, de representação de associação comunitária local OU, DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA REGIÃO, dirigidos ao Presidente da Câmara Municipal, contendo o esboço de delimitação prévia do pretenso Distrito e informações preliminares sobre o preenchimento dos requisitos básicos contidos no artigo 191 da LOM.

Obedecendo ao art. 191 da LOM que cita os requisitos indispensáveis para a criação de Distritos fica mais que provado que hoje as comunidades de Palmito, Palmitinho e Córrego do mosquito possuem juntas quase 3.000 (três) mil habitantes conforme informação da secretaria de saúde através das agentes comunitárias superando o mínimo exigido pela LMO. 

Sala das Sessões, 30 de outubro de 2013;

ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA
Vereador do SDD

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº

Dispõe sobre a Criação do distrito de Palmito, e dá outras providências.



Art. 1º - Fica criado o Distrito de Palmito no Município de Jaguaré-ES, com os seguintes limites e confrontações:

I – Ao Norte:  Povoado da Paulista SM;
II – Ao Sul: Córrego do Durão;
III – Ao Leste: Fazenda Cedro/Urussuquara;
IV – Ao Oeste: Santa Maria Gorete/ Córrego de Areia;

Art. 2º - Fica a comunidade do Palmito sendo a sede do distrito denominando assim Vila Palmito Art. 22 Const. estadual;

Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
                       




Tramita na CMJ de Jaguaré-ES, projeto de Lei que cria o mutirão de cirurgias eletivas

JUSTIFICATIVA


Prezados senhores;

O projeto ora apresentado visa resolver problemas que afligem o dia-dia de centenas de pessoas usuárias do sistema único de saúde (SUS) do município de Jaguare-ES, o que denominamos de cirurgia eletiva. 
Conforme comprovei pessoalmente na campanha, existem várias pessoas esperando por meses e até anos por cirurgias de calculo de vesícula biliar, hérnias umbilicais e inguinais e até mesmo cirurgias ginecológicas de caráter eletivo, ou seja, são cirurgias que precisam ser feitas, mas o SUS não as consideram emergênciais, no entanto são doenças que  alteram substancialmente a qualidade de vida destes pacientes causando sofrimento e dor, dificultando suas rotinas laborativas.
Em nosso município temos centenas desses casos comprovados, com diagnósticos feitos esperando apenas a resolução desses problemas com procedimentos cirúrgicos, em função disso, cheguei à conclusão que o poder publica através da secretária de saúde municipal obedecendo à dotação orçamentária, pode resolver estes problemas através de parcerias realizadas pelo menos uma vez por ano no chamado mutirão de cirurgias eletivas.
Diante do exposto, contamos com a especial atenção dos nobres vereadores para apreciação e deliberação da proposta apresentada.



ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA
Vereador do SDD

PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº


Dispõe sobre a realização do mutirão de cirurgias     eletivas no município de Jaguaré e dá outras providencias.


Art. 1ª Fica a prefeitura através da secretaria de saúde municipal mediante dotação orçamentária a promover através de convênios, uma vez por ano o mês do mutirão de cirurgias eletivas;

Art. 2ª Ficam contempladas as cirurgias de calculo de vesícula biliar, hérnias umbilicais e inguinais e até mesmo cirurgias ginecológicas de caráter eletivo e outras conforme decidido pelo setor competente;

Art.3ª A seleção destes pacientes é de competência dos profissionais do município com suas respectivas especialidades comprovadas através de residência médica;

Art.4ª Só serão contempladas as pessoas comprovadamente residentes no município de Jaguaré-ES, há pelo menos seis meses;

Art. 5º revogam-se as disposições em contrários.

Art. 6º Esta lei entrará em vigor noventa dias após a sua publicação.




Sala das sessões 15 de novembro de 2013

ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA
Vereador do SDD