O que era para ser uma comemoração dos 180 anos de existência da mais antiga Instituição do Estado do Espírito, a Polícia Militar, foi marcada por um protesto dos militares capixabas, que não escondem insatisfação com o Governo Paulo Hartung (PMDB). Na noite de segunda-feira (06), na presença de autoridades civis e militares, de maneira silenciosa, sem qualquer combinação prévia, os militares se negaram gritar "Viva!!", quando convocados pelo chefe do Executivo estadual.
Segundo militares que participaram da cerimônia, este teria sido o melhor protesto já realizado pela PMES. "O melhor é que foi de forma espontânea, demonstrando ao governador que a PM como um todo está insatisfeita. Vou mais longe, como a manifestação foi totalmente espontânea, retrata um panorama da aceitação do governo PH. (triste que ele não avaliará assim pois a soberba o cega)", diz depoimento de militar que prefere ter seu nome resguardado.
Os militares estão indignados com os cortes, como de gasolina e verba para manutenção de viatura. Os oficiais já foram informados que, sequer o reajuste anual, será dado.
O governador Paulo Hartung foi econômico em seu discurso concluído com "Um viva a Polícia Militar do Espírito Santo!”, convidou, esperando uma resposta contagiante. Ao invés disso um silêncio tomou conta do Quartel Geral da PMES, em Maruípe. Secretários e comandantes logo trataram de puxar a salva de palmas, mas fraca, levanto Hartung a insistir: "Vocês estão muito fracos. Como comandante, convoco que me acompanhe 'Viva a PMES'", mas o silêncio de protesto foi mantido.
O governador, pensando alto, falou ao microfone "não comando nada" e saiu para o centro do palanque. "Fiquei orgulho pelo engajamento político de nossa tropa, que demonstrou ao governador que não acreditamos nas mentiras desse governo", afirmou o militar que relatou o evento.
Em clima nada festivo, na cerimônia a PM concedeu, a cerca de 30 policiais, a Medalha Valor Policial Militar, nas cores Ouro, Prata e Bronze, correspondente aos 28, 20 e 10 anos dedicados a Instituição, respectivamente. Foram convidados os padrinhos, as madrinhas e familiares dos militares para a entrega das medalhas. Durante a solenidade 16 personalidades e instituições também foram agraciadas com a condecoração “Amigo da PMES”. Os nomes foram indicados e passaram pela avaliação de uma comissão, que os elegeram levando em consideração as ações destacadas, além do reconhecimento elevado que essas personalidades e instituições têm em suas comunidades.
fonte:http://www.eshoje.jor.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...