quarta-feira, 11 de maio de 2016

Rica história da chegada dos primeiros moradores do município de Jaguaré-ES

Foto: Tiago Silva
Patrimônio de São Cipriano, 26 de agosto de 1954;

  Data em que se reuniram os seguintes senhores a fim de lavrarem a ata da história de chegada dos moradores do sul do estado para povoar este lugar, achando-se presente a esta reunião as seguintes Pessoas:
Cipriano Coco, Alfeu Sossai, Leandro Perdezini, Olimpio Coco, Nicolau Falcheto, Francelino Brioschi e Miguel Sossai.

     Tendo chegado para este lugar hoje Jaguaré-ES, antes denominado Patrimônio São Cipriano as primeiras três Famílias, sendo estas as dos Senhores Olimpio Cocco, Malvino Cocco e Francisco Cocco todos acompanhados das suas exmas familias em 1º de agosto de 1949. Em 17 de Abril de 1050, chegou o Sr Leandro Pederzini também acompanhado da exma família.

         Em 06 de outubro de 1949 se instalou em Jaguaré o Sr Francisco Cocco acompanhado do restante do seu pessoal inclusive filhos e genros. Não havendo no momento igreja para as reuniões dos católicos e tendo estas três famílias mais alguns moradores, reuniam-se na casa do Sr Francisco Cocco, assim recitavam o rosário. Após a chegada do Sr Cipriano Cocco e as demais famílias acima citadas aproveitaram para servir de capela um rancho coberto de Sapê que se encontrava na parte norte da rodovia São Mateus x Vitória em frente a cruz que indica o nome daquele lugarejo que tem o nome de reta de Santa Cruz. Em Janeiro de 1950 tendo reunido os senhores Cipriano Cocco, Olimpio Cocco, Alci Farias Santos, Leandro Pederzini, José  dos Santos e famílias, José Gonçalves e João Raimundo, resolveram dar inicio a construção de uma capela que logo se trataram em construir um cemitério que aqui se acha em beneficio do povo, então iniciaram a tirada da madeira da capela onde teve lugar a primeira missa que foi celebrada na casa do Sr Cipriano Cocco, em 22 de agosto de 1950 pelo Padre Guilherme Smit. Aonde se achava algumas das madeiras da capela puxada para o lugar da construção onde se encontra a capela atual. No mesmo dia da primeira missa a tarde chegaram também para este lugar os Srs Alfeu Sossai e Miguel Sossai acompanhados dos familiares. No dia 26 do mesmo mês foi fincado os esteios da capela sendo concluída em 25 de março de 1951 e benta em 26 de setembro de 1951 pelo Remo  Vigário Pe Guilerme Smit. Como surgiu o padroeiro? 

O povo desta agora comunidade reuniu-se para escolher o padroeiro, sendo o Sr Cipriano o primeiro idealizador desta obra e para prestar lhe uma homenagem, os seus companheiros resolveram colocar como padroeiro da capela o santo do mesmo nome, " São Cipriano". Sendo esta imagem doada pelo Sr José Pancini. E continuando ainda a chegada do pessoal que vieram em seguida, o sr Eugenio Cesconeto, e Teodoro Eufrasino Pinto Martins, 1951 e em 1952 chegaram ainda os Srs José sossai, Luiz Facco e Gilio Risse e as suas respectivas familias, em 1953 chegaram ainda os Srs Francelino Brioschi, Nicolau Falchetto Florentino Pinto Martins e Jacomo Caliman, todos acompanhados de suas famílias. 

Em 1955 chegaram Angelo Lorenção, Gentil Rizzo, Jão Carneiro, Jão Pariz, Durval Pariz, Enrique Pariz, Romoaldo Tonine, Banigno Rodrigues e outros...Em 1956 abriu a primeira Farmácia denominada Jesuino Cessa e dona Gracinha.











3 comentários:

  1. Gente a história da minha família cocco pq tem da minhas outra família picoli que também fez historia em jaguaré que legal

    ResponderExcluir
  2. Gente a história da minha família cocco pq tem da minhas outra família picoli que também fez historia em jaguaré que legal

    ResponderExcluir
  3. Quando chegou a família Martins

    ResponderExcluir

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...