terça-feira, 6 de abril de 2021

Vereadores de Jaguaré debatem realidade atual da Saúde no municipio

 Por Werberton 

Os vereadores de Jaguaré realizaram uma reunião para acompanhar a realidade da Saúde no Município. Participaram do momento nove vereadores e a Secretária Municipal de Saúde Tânia Maria Pariz Xavier a diretora Clínica da UMI Dra. Vitória Valadares Mota Sacconi. Entre os desafios citou-se os inúmeros casos de violência que vem ocorrendo contra os profissionais da Unidade e a falta de médicos.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, abriu o momento lembrando a importância dos serviços prestados por todos os colaboradores do Sistema de Saúde Municipal, especialmente neste período de enfrentamento da Pandemia. Mas que os últimos fatos disseminados nas redes sociais careciam de explicações.
A Diretora Clinica da Unidade Mista de Internação, Dra. Vitória Valadares Mota Sacconi, informou que no momento o Hospital não consegue atender todas a demandas por especialidades, mas que em nenhum momento ocorreu a falta de médico. Explicou que os recorrentes casos de violência e agressão contra os profissionais, aliados aos baixos salários pagos aos médicos, tem tanto dificultado a contratação de profissionais, como influenciado a saída de até seis profissionais no momento.
A Doutora informou que no momento a Cidade carece de profissionais na especialidade de Pediatria e que trabalha para que os Plantões sempre contem com a presença de no mínimo dois profissionais.
“Temos uma estrutura que não é realidade em nenhuma cidade do porte de Jaguaré. Aqui são cinco profissionais previstos por plantão. Mas estamos tendo uma demandada grande de profissionais pela violência e pelos valores pagos. E sobre o episódio de sexta-feira reforço, não tínhamos especialistas, mas o médico obstetra assumiu o plantão e ninguém ficou sem atendimento.” – declarou.
A Secretária de Saúde, informou que a Prefeitura de Jaguaré já trabalha para a contratação emergencial de segurança armada para prestar serviços na UMI. Também informou que a Prefeitura estuda a contratação de Médicos via Consórcio SIMNorte.
Participaram do momento, realizado na Sala das Sessões da Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira, 05.04, questionando as convidadas,  os vereadores Edson Sebastião Soprani, Elizeu Ribeiro de Souza, Jair Sandrini, Júnior Alves, Preto Queiróz, Ricardo Costa Barros, Tadeu da Farmácia e Valdemar Paiva Sampaio,

O vereador Jean Costalonga encerou o momento salientando o respeito de todos os vereadores pelos profissionais de saúde e que aguarda providências urgentes do Executivo Municipal para a solução dos problemas.

Fonte:https://www.jaguare.es.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...