sexta-feira, 7 de junho de 2013

Governo do ES anuncia mais de 3,5 mil vagas em cursos técnicos



O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o programa Rede Formar anunciou na manhã desta sexta- feira (07), 3.579 vagas em cursos técnicos na modalidade subsequente voltados para alunos e ex-alunos do ensino médio. Serão 21 opções de cursos, entre eles Informática, Transações Imobiliárias, Administração e Logística. O anúncio da oferta foi feito pelo governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, em coletiva de imprensa, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 deste mês.  

A oferta abrange 28 municípios, tais como Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, na região metropolitana; e Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Domingos Martins e Colatina, no interior do Estado. 
“Essa oferta faz parte de um conjunto de ações que estamos desenvolvendo no Estado. É um novo ciclo de desenvolvimento e investimento no Espírito Santo para garantir pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho”, destacou o governador Renato Casagrande. 
De 2011 até o primeiro semestre de 2013, já foram ofertadas quase 55 mil vagas pela Sedu nas diversas modalidades de cursos técnicos, chegando a 72 municípios, com investimentos que superam os R$ 150 milhões. O secretário Klinger Barbosa Alves destacou que o aumento da oferta da Educação Profissional tem sido uma das metas do Governo.
“O nosso desafio é avançarmos a oferta para todos os municípios do Espírito Santo. Temos uma grande variedade de cursos que são oportunidades importantes para o jovem capixaba se preparar”, aponta Klinger. 


Seleção 


Para participar, as inscrições devem ser feitas no endereço http://www.educacao.es.gov.br. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma escola, um curso e um turno. Estão aptos a participar da disputa estudantes da 3ª série do ensino médio regular, integrado ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública, bem como de instituições filantrópicas. Também podem participar alunos da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas, e quem já concluiu a educação básica. 
O processo seletivo será realizado em uma etapa, constituída de prova objetiva de múltipla escolha, com 20 questões por disciplina, comum a todos os candidatos aos cursos oferecidos pela escola.
Os locais de prova serão divulgados no próximo dia 20, também pelo site da Sedu (www.educacao.es.gov.br). O exame, com questões de Língua Portuguesa e Matemática, será aplicado no dia 23 (domingo), na escola onde o candidato pretende fazer o curso, das 8 horas ao meio-dia ou das 14 às 18h, a critério da unidade de ensino. As aulas começam em 23 de julho, abertura do segundo semestre letivo.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 26 de junho, a partir das 16 horas, afixado na Secretaria da escola que ministrará o curso escolhido e na Superintendência Regional de Educação à qual a escola está jurisdicionada. Não serão fornecidos resultados por telefone e nem pelo site da Sedu. 


Rede Formar


A Rede Formar – Programa de Educação Profissional desenvolvido pelo Governo do Estado – é uma parceria entre a Sedu e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) com objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio. A meta é ofertar mais de 150 mil vagas de formação em diversas áreas prioritárias para o Espírito Santo até 2014, atingindo todas as regiões do Estado.
O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e articula-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços na formação técnica.
Somente na modalidade subsequente, são 28 mil alunos estudando. Por meio do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE), a Sedu ainda repassa recursos para as escolas que ofertam Educação Profissional em todas as modalidades para investimentos em acervo bibliográfico, equipamentos, visitas técnicas, entre outros. Desde 2011, já foram repassados mais de R$ 4,7 milhões. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...