terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estudante de Jaguaré é selecionado para fazer intercâmbio nos Estados Unidos

O estudante João Marcos Preato Deolindo, 18 anos, do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em São Mateus, foi selecionado no Programa Jovens Embaixadores para uma viagem de três semanas aos Estados Unidos. Ele mora em Água Limpa, em Jaguaré, Norte do Estado. O intercâmbio é oferecido anualmente pela Embaixada dos EUA para alunos brasileiros da rede pública.  A viagem de 2014 será de 10 de janeiro a 2 de fevereiro.
 
 Destas três semanas, uma delas ele vai passar em Washington DC, onde conhecerá Casa Branca, Capitólio e demais pontos turístico da cidade. As demais semanas em outro estado norte-americano. Alguns dos pré-requisitos para se tornar um jovem embaixador são estudar na rede pública de ensino, ter um bom nível de conhecimento da língua inglesa e fazer um trabalho voluntário. Segundo informações da Embaixada americana, cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os estados participaram da seleção. A conquista da vaga foi fruto de muita dedicação, conta João Marcos. Ele ficou sabendo do programa no mês de maio, por meio de uma colega, e decidiu se inscrever. Porém, teve que correr atrás para aprender Inglês.
 
"Toda a seleção é feita em Inglês e eu não sabia como ia fazer para ter a fluência necessária para passar. Então, conversei com minha professora de Inglês do Ifes e ela me ajudou a viabilizar uma bolsa em um cursinho. Passei a estudar umas sete horas por dia", relata. 
Para ajudar na preparação, ele também procurou ter contato com os jovens embaixadores do ano passado e pediu ajuda dos amigos para aperfeiçoar o Inglês. Ao saber do resultado final do programa, divulgado na última quarta-feira (30), ele disse ter ficado muito surpreso e feliz. "Estava na escola, fazendo um trabalho, e fiquei sabendo que seria anunciado em um programa de rádio, mas o programa acabou e não veio o anúncio. Desconectei a rádio que estava ouvindo on-line e achei que fosse ser adiado. Mas logo depois uma amiga me ligou e deu a notícia. Foi uma gritaria no laboratório. Eu estava com mais colegas e saímos correndo pela escola para contar para todo mundo. Meus pais também ficaram muito felizes. Minha mãe estava rezando um terço na hora que avisei ", relatou.
 
Ele afirmou que tentou passar segurança durante a entrevista. “Fui muito verdadeiro e consegui mostrar através das respostas que estava capacitado para concorrer à vaga. Se fosse fazer um intercâmbio com investimento do próprio bolso seria muito caro e difícil”, completou. João Marcos acredita que os maiores desafios vão ser o clima, já que vai chegar ao país norte-americano em pleno inverno, e o idioma. O estudante contou que participa ativamente do grupo de jovens da Igreja Católica de sua comunidade. “Desde criança, faço parte do coral e, logo cedo, comecei a atuar nas missões populares. Trabalhamos com jovens usuários de drogas para conscientizar e mostrar o valor que eles têm. Também sou catequista. Fazemos visitas aos doentes e prestamos assistência à comunidade”, completou.
 
Fonte: www.smnoticias.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...