quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jaguaré lidera produção nacional de café Conilon



Café Conilon
O município de Jaguaré é o maior produtor de café Conilon do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo possui ainda outras cidades com produções agropecuárias destacadas entre os 5.561 municípios brasileiros.
No cultivo do café Conilon, dos 25 municípios maiores produtores no País, 22 são capixabas.
Jaguaré, encabeça a lista nacional, seguido de perto por Vila Valério e, na sequência, estão os municípios de Sooretama, Linhares e Rio Bananal. Possuímos o menor e melhor resumo do quando natural brasileiro, o que permite a  condução comercial de muitas atividades agropecuárias.

Essa realidade é importante aliada na diversificação agrícola, principalmente para a cultura do café. Somando isso à capacidade empreendedora dos nossos agricultores e aos investimentos existentes no Estado para alavancar o setor, alcançamos ao longo dos anos posição de referência em muitas atividades, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergólio.

Ainda, na cultura do mamão, Linhares aparece em 4º lugar, Sooretamaem 10º e Jaguaré 22º lugar. Estes municípios capixabas estão entre os maiores produtores da fruta no Brasil. O levantamento do IBGE apresenta ainda destaques para municípios capixabas nas produções de cacau (Linhares 12º) e maracujá (Jaguaré 13º)

Fonte: Jornal correio do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...