segunda-feira, 8 de abril de 2013

COMO ACABAR COM A VIOLÊNCIA?

Acabar com a violência é desafio de gigante, mas é possível combatê-la através de nossas atitudes. 
     No dia 04 de abril do corrente ano, foi feito um debate na Câmara municipal de Jaguaré-ES, onde estavam presentes, representantes dos poderes municipal, estadual, policia, promotoria publica e dezenas de pessoas que acompanharam, questionaram e deram sugestões para diminuir a violência no município de Jaguaré-ES, as sugestões foram diversas, entre elas:
*Implantar câmeras de vídeo monitoramento nas entradas e saídas de Jaguaré;
*Toque de Recolher para menores;
*Fechamentos dos bares num determinado horário;
*Aumento do efetivo policial, que hoje são apenas quatro que trabalham por escala e etc...
Na verdade sugestões boas, que infelizmente podem diminuir, mas não acabam com a tal violência que tormenta não só Jaguaré-ES, mais o Brasil e o mundo.
  
       Ainda na campanha para vereador em 2012, um internauta me fez a seguinte pergunta:

Elizeu, moro há pouco tempo na cidade, sou negro e ainda não sei em quem votarei nestas eleições. Desejo fazer uma pergunta muito importante. Como a violência é um problema sério, e muitos candidatos apenas enrolam o povo quando falam sobre o assunto, você tem um plano claro e detalhado para diminuir a violência em nossa cidade? 
  
 Minha resposta foi:

Amigo internauta, talvez não seja a resposta que você queira, mas a violência  nasce dentro de um ser revoltado, que muita das vezes foi injustiçado e vive num meio conturbado por tantos descasos e discriminações, não apenas étnico, mas principalmente social.

 " Sou de uma família de dez irmãos,  meu pai sempre aplicou uma doutrina muito rígida em relação ao nosso convívio social, prova disso, que pela graça de Deus não temos entre nós nenhum  viciado em bebidas, cigarros, drogas e etc... dez irmãos casados, nenhuma separação, nenhum caso de violência até hoje".

  Baseado nisso, entendo que o principal problema da violência está ligado ao esfacelamento da família moderna, uma família estruturada é uma sociedade estruturada. As pessoas deixarão de ser violentas, quando entenderem que  precisam de Deus que é o centro da paz. Eu não sei qual é a sua religião, nas festas religiosas dificilmente ocorrem atos de violência, pessoas religiosas dificilmente provocam violência. As igrejas tem um papel importante neste combate.É cada vez mais difícil fugir da violência, não só em Jaguaré, mas no Brasil e no mundo inteiro, assassinatos, tiroteios, conflitos de traficantes com a policia, sequestros, assaltos e etc... a sociedade brasileira entrou para o grupo das mais violentas do mundo, esse índice aumenta todo ano, uma das maiores preocupações do governo, é mudar hábitos para acabar com esse problema, o mais difícil de entender é saber separar a causa e a consequência que levou tal pessoa a cometer o crime. O ideal seria a população conscientizar de que violência não é ação é reação, tirando os casos psicológicos, a violência não é cometida sem motivo.
  Os principais motivos que levam a pessoa a cometer um ato violento é o desrespeito, prepotência, crises mentais, crises de raivas, causados por frustrações e fracassos. Muitas vezes ela vem de uma forma substituindo o dialogo que possivelmente não resolveria o problema, uma ultima tentativa de resolver algo que ficou pendente, uma forma da pessoa restabelecer sua justiça, por isso sempre que houver a violência, é porque alguma coisa estava errada antes do ato
  Um problema muito grave são as periferias, que são desestruturadas e levam muitos jovens ao tráfico então precisamos trabalhar essas pessoas qualificando-as  dando condições e qualidades de vida.
  Na verdade a violência surge por um desrespeito social, econômico, conjugal, familiar e a má educação, qualquer fator leva a violência, por um segundo de fúria pode se tornar irreversível a cada ato. A melhor forma de combater a violência é trabalhando a causa dela uma vez que deve ser tratado cada caso individualmente, ou seja, não há mágica não depende apenas do poder público depende muito mais de nós sociedade.

   Elizeu Ribeiro, Vereador de Jaguaré-ES,  CRA 17658 
  

2 comentários:

  1. Prezado, você está errado no seu comentário:
    "As pessoas deixarão de ser violentas, quando entenderem que precisam de Deus que é o centro da paz."
    Pois existem país que a maioria da população são de ateus e a criminalidade ou a violência praticamente não existe.
    Por outro lado muitas guerras são motivadas por religiões ou crenças. Lembrando também que no Brasil a maioria dos criminosos possuem uma religião ou crê em Deus.

    ResponderExcluir

Podem ficar a vontade para comentar, elogiar, criticar etc...